Tudo o que você sempre quis saber sobre granulatos sanitários para gato e não sabia onde perguntar.

Tudo sobre areias sanitárias e outros métodos...

Tudo sobre areias sanitárias para gatos e métodos ou produtos alternativos

Venho escarafunchando todas as informações que consigo sobre areias sanitárias para gatos (ou não), desde composição do produto, opinião dos consumidores de até outros ramos e espero que assim a gente possa encontrar o melhor tipo de produto/combinação/método com a melhor relação custo-benefício.
Tenho pesquisado em todos os tipos de sites e fóruns da internet, sobre opiniões e estudos sobre isso, mas parece que quando alguém lança um comentariozinho ali, aparece um compêndio acolá com explicações lógicas e quase cientificas de gente que na verdade nunca conferiu. Cada fabricante de um determinado tipo de areia defende este como se fosse o único possível e nenhum deles fornece informações realmente completas sobre seu produto.
Quem puder contribuir com novas informações como outras marcas de areia, composições e opinião de custo benefício será muito benvindo. Mas é opinião de quem testou porque dizer que a areia evita o mau cheiro e é econômica todas as embalagens dizem, né?

TIPOS

Jornal/papel picado

Papéis bem pequenos e absorventes podem ser usados. Mas a mistura entre a amônia da urina mais a tinta do jornal pode causar alergia de contato nos animais, formando feridinhas que não secam. Dão trabalho pra picar e a freqüência de limpeza é deve ser muito maior.
Entretanto, uma folha de jornal no fundo da bandeja por baixo de areias argilosas baratas pode ajudar bastante na remoção daquele torrão lamacento que se forma com a urina.
Já existem no mercado ótimos produtos à base de fibras de Celulose aromatizadas, cortadas em formatos especiais e tratadas especificamente para o uso como granulado sanitário.
• Mi&Au (Lavanda/limão) - GRANPET (Indústria Brasileira)
Fibra de Celulose de eucalipto de floresta plantada associados a minerais industriais. Pequenos flocos tratados pra ficarem mais aderentes e cortados em formatos especiais pra não machucar as patas. Contem agentes bactericidas e podem ser descartados no vaso.

Madeira
Serragens de madeira também podem ser conseguidas gratuitamente por aí, mas trazem ainda mais riscos que uma areia de má proveniência, já que além dos mesmos riscos de virem acompanhadas de impurezas, por se tratar de um material orgânico e não tratado, a madeira úmida pode atrair ainda mais bactérias e fungos. A serragem grossa, não triturada pode ainda, grudar nas patas e entre as unhas do animal causando eventuais lesões cutâneas.
Existem grânulos a base de madeira que são esterilizados e picados em forma de pellets (não machuca o animal) e reduzem o cheiro sem necessidades de aditivos artificiais. Alguns desses produtos podem inclusive ser descartados em vaso sanitário, o que facilita e reconforta muita gente.
• Easy Cat (Floral/citronela) - GOLDEN PACK GROUP (Industria Brasileira) – 1kg
Pó de pinus tratado e essência natural. O pó higiênico serve pra muitas coisas, inclusive na limpeza a seco de sujeiras úmidas e nojentas, reduz o odor e evita insetos na lixeira, em restos de peixes e frutos do mar, ovos quebrados no piso, coco de cachorro, etc. Para uso com gatos, ele não gruda no fundo da bandeja e só é necessário tirar as fezes.
• kitty Cat – BIOTHERMIC (Industria Brasileira) - 2kg
Serragem simples de madeira de reflorestamento, esterilizada, acrescida de granulado de papel , bentonita e areia comum. Forma flocos com a urina, tem controle de odor, melhor rendimento, é ecológica, pode ser jogada no vaso. Natural, atóxico e com Ph 7.

Sabugos de milho secos cortados em pedacinhos
Houve um tempo em que isso foi muito usado por humanos no lugar de papel higiênico (qdo este não existia), mas parece que nem sempre os gatos se acostumam.

Ração de crescimento pra pintinhos
Parece ser a melhor opção pra quem tem muitos gatos, se usada de preferência em ambientes externos, pois a longo prazo, algumas pessoas enjoaram com o cheiro. Porém, no quesito custo-benefício, nem todos os que testaram a ração tiveram sorte, visto que as mais baratas são farelos e quirelas de grãos/tubérculos que podem ter um cheiro mais forma ou formar mais lama. Os que compraram de marcas como PURINA e SUPRA (a do pacote vermelho) ficaram mais satisfeitos com os resultados, mas o preço por Kg da ração acabou por vezes sendo igual ou maior que o do preço por Kg da areia. Mas a ração é bem mais leve que a areia, possui antifúngico e apesar de não fazer mal, os gatos desistem logo de comer (gosto ruim).

Ração para cavalos, porcos, etc.
Quanto mais se reza, mais assombração aparece, não?
É. Parece que tem criadores usando ração de cavalos e de porcos como areia alternativa. Ainda não consegui o relato direto de ninguém pra passar aqui, mas aposto que antes disso aparecerão várias outras alternativas exóticas para nos despertar a curiosidade.

Grânulos a base de trigo
Elogiados por quase todas as pessoas que provaram (inclusive eu), os granulados a base de trigo parecem durar mais, segurar bem o cheiro e formar um torrão tão consistente que é necessário raspar o fundo da caixa (o que alguns consideram defeito e outros uma qualidade). Infelizmente, de uns tempos pra cá, o preço deu um salto e nunca mais voltou e em algumas pet shops custa tão caro quanto algumas areias importadas de sílica. Se dúvida
Ainda valeria a pena se muitas pessoas não relatassem que seus gatos querem comer a areia. O fabricante afirma que o trigo é 100% atóxico. Qual o problema em comer o granulo à base de trigo? Quanto ao trigo, certamente nenhum. Mas e o tal agente aglutinante que vem junto? Essa pergunta permanece sem resposta.
• Limpi Cat - GUABI – (Indústria Brasileira) - 2kg
Pequenos grânulos de triguilho e agente coagulante. Forma um torrão super consistente que não se desmancha quando for tirar com a pá.

Farinha de mandioca
Crua ou torrada, fina ou grossa, pura ou misturada à farinha de mandioca parece ser a febre do momento entre os gateiros. Certamente não tardará muito a ser lançado no mercado um novo tipo de granulado sanitário a base de mandioca para os gatos, rs.
Por ser muito leve, pode voar e sujar facilmente as áreas externas e se usada pura pode grudar nas patinhas dos gatos. A fina não é recomendada porque pode ser aspirada pelos gatos, mas se eles tiverem tendências a alergias, melhor não usar de nenhum tipo delas por enquanto. Estão surgindo inúmeras receitas de como misturar a farinha de mandioca grossa com as areias comuns e em diversas proporções. O melhor mesmo é cada um ir testando as diferentes marcas de farinha e de areia e descobrir qual a melhor combinação/proporção.

Treino no vaso sanitário
Enquanto tem gente dizendo que não quer castrar ou prender o gato a pretexto de respeitar a sua natureza, tem gente desenvolvendo N métodos para o animal usar o vaso sanitário. São métodos bastante trabalhosos. Pode ser engraçado, bonitinho e motivo de orgulho ter um gatos desses. Geralmente, quem escolhe essa opção não está preocupado com a economia que isso significaria (a economia é o de menos). Mas no final das contas vc sempre terá que dar a descarga e limpar o assento do vaso antes de usá-lo e verá por vezes seu gato neurótico tentando enterrar a tampa do vaso.
Vídeo demonstrativo sobre como treinar o gato

Areia natural.
Existem vários tipos delas. As provenientes de rochas silicosas, as monazíticas, argilosas e calcárias. Podem ser tiradas de construção, de praias, de morros. Deve-se evitar as calcárias e duvidar se as de praias não vieram de esgotos e se as de construção não contem pedregulhos e diversas impurezas. Para evitar maiores problemas o ideal é fazer passe por um processo eliminação, seja térmico ou químico. Muitas pessoas lavam a areia e depois torram. Existem boas areias que, após retiradas dos rios e de cavas passam por um forno industrial em alta temperatura para ficarem secas, são separadas por tamanho de grãos e vendidas em sacos de 20Kg, livres de resíduos, fungos, etc, que também seriam prejudicais em alguns ramos de construção. Apesar do baixo custo, não são higiênicas, não retêm o cheiro, não absorvem a umidade e dão trabalho pra limpar.

Granulados a base de Sílica
Os produtores dos grânulos a base de sílica se dizem os melhores, mas a concorrênciaafirma que a sílica é um produto cancerígeno e afeta a respiração do animal (propagandas da absorsol e Kitty cat deixam rastros de preocupação...). Na verdade, existem estudos a respeito de trabalhadores que trabalham em minas, construções e lugares onde há manejo de certos materiais em forma de pó ou desprendimento ou subdivisão de materiais que contenham sílica livre e cristalina, como areia, concreto, certos minérios e rochas, jateamento de areia, etc. As doenças que esses minerais produzem são chamadas de Asbestoses e Silicoses e se desenvolvem somente em vias respiratórias. Mas, para que isso aconteça, o tamanho da partícula tem que ter entre 0,5 e 10 microns. O risco de adquirir silicose depende basicamente da concentração de poeira respirável, porcentagem de sílica livre e cristalina na poeira e a duração da exposição. Do pouco que se sabe sobre esse risco em gatos, acredita-se que é mais provável que tais resíduos possam piorar uma condição respiratória existente do que iniciar um quadro respiratório primário.
A grande maioria das pessoas que usam aprova quanto à durabilidade e quase sempre quanto ao cheiro. Mas quando ocorre do gato ter diarréia, parece que a coisa fica feia. São proporcionalmente muito mais caras do que o tanto que deveriam durar a mais para compensar. Quem tem um só gato, ou até 3, pode até pensar em sílica por comodidade, mas certamente, para quem tem mais gatos o custo fica bem alto.
• Cat's Pride - 4,54kg - Estados Unidos.
mineral Quartz (crystalline Sílica), de baixa densidade. Tem uns grãozinhos azuis que ajudam no controle do odor.
• Silica Gel – CHALESCO
exclusivos “Crystais IndicadoresTM” Único no Mercado. Cristais Indicadores perdem coloração depois de 30 dias – demonstrando que é tempo de trocá-los. Aprovado internacionalmente.
• dpv clever cat - 1,8kg
100% silica em cristais – granulados.
• Siliclean - American Pets – 1,7 Kg - Estados Unidos.
100% sílica
• Sanisílica - American Pets – 1,7 Kg - Estados Unidos.
• Silicat Mimi Litter
• Magic Sílica – 1,7Kg - American Pets - Estados Unidos.
• Kitty Sand - 1,8Kg - Qingdao China

Granulados a base de matéria prima vulcânica
Por enquanto só tenho essa informação.
• FOFICAT – ALFAPET - importada da patagônia, na argentina.
• CELCAT – 2,2 Kg – CeltaBrasil
Mineral natural Zeocel, de formação rochosa provenientes de cinzas vulcânicas. Livre de pó, não forma “barro” e não gruda nas patas. O interessante é que o produto é reaproveitável – após seu uso é excelente adubo orgânico para plantas e flores.

Granulados a base de argila
São geralmente as opções mais baratas e mais facilmente encontradas por todo lugar. Mas não podemos dizer que são todas iguais. Além dos diferentes tipos de argila, muda o tipo de tratamento, a granulação, pureza, jateamento, além dos aditivos que são acrescentados ao composto. Algumas são muito finas e levantam muita poeira, outras fazem muita lama ou formam torrões com a urina e se desfazem bem na hora de tirar com a pá coletora.
• Bentonite – CHALESCO – 4Kg e 10 Kg
• ABSORSOL MASCOTAS - SOGERAL (Industria Brasileira) – 2Kg, 4 Kg e cx descartável 1,8Kg
argila mondmorillonitica em granulos médios. não forma torrao
• Granulados sanitários a base de argila esmectita da marca KELCO (Industria Brasileira):
- Pipicat (Bianco, Classic, Perfumado Floral, Perfumado Campestre)
– 4KgMitzi (Mitzi Cheiro de Talco)
– 4KgSuper Mitzi
– 4KgPutz
– 4KgXixi Cat– 4Kg
Compare o tamanho da granulação + Formação do torrão + grau de absorção no site:
http://www.kelcosul.com.br/produtos_gato.asp?id=7
• Outros granulados sanitários a base de esmectita
Puximi – 4Kg
Genérico – 4Kg
BIOCAT - Pão de acucar

Outros granulados sanitários que trazem definições diferentes ou nem trazem definições:

• Bello & Nina - GRANPET - Minerais argilosos e fibra de eucalipto, hidrossolúvel e biodegradável.
• Tidy Cats – PURINA - 2kg – Argentina
Silicio Aluminato de Calcio e Magnésio. Grânulos brancos minerais naturais sem tratamento químico. TIDY CAT possui PH neutro, não é corrosivo, é atóxico e não causa qualquer perigo ao animal. É um produto leve e de fácil transporte e não forma lama o que facilita a limpeza.
• Areia Carrefour – 2kg e 4Kg – Argentida
Silicio Aluminato de Calcio E Magnésio. Distribuída pela mesma empresa do Tidy cats, só que mais barata.
• ProGato - Granulado branco
• Magic - Granulado branco
• granpet CLEAN - GRANPET - Granulado branco Núcleo mineral poroso absorvente, grãos arredondados não machucam. Fina media e grossa.
• Sani Miaou Caixa com 1,8 Kg – Ind Argentida - Granulado branco
• Carecat
• CATBOX
• Easy clean
• Foficat – ALFAPET
• Mig-Cat -ALFAPET
• Supercat – ALFAPET
• Kets – ALFAPET
• Gato Limpo - NACIONAL PETS
• Gato Nobre - NACIONAL PETS
• SolvCat Anti Odor – 7,5 Kg - Solvay
• Miss Cat - EMBRAMIL
• Limpet Cats - TOPPET
• Granucat – AKR
• Tip Cat - importada
• Gatinho Cheiroso (Indústria Brasileira)
• Katzen Klosett (Indústria Brasileira)
• Clone Cat (Indústria Brasileira)
• Stone Cat- 4kg (Indústria Brasileira)
• Linda (Indústria Brasileira)
• Max Cat (Indústria Brasileira)
• Maz Cat
• Praticat- 4kg
• Puff Cat- 4kg
• Smell less- 4kg
• Toillete Cat - 4kg

Dicas que podem ajudar


Soluções baratas que facilitam e melhoram a qualidade dos produtos

• Se o gato estiver com saúde e se alimentando bem, então sua urina deve ter o pH ácido, o que torna o ambiente desfavorável ao crescimento de fungos. Mas se vc precisar, pode acrescentar 2 colheres de sal grosso à areia para ajudar a matar vermes das fezes e não passar para o outro gato que usa a mesma caixa de areia.
• 2 colheres bem cheias de talco infantil + 1 colher cheia de bicarbonato de sódio ajudam a neutralizar o cheiro


Areia pra fora da liteira
Se os gatos derrubam a areia pra fora da liteira você pode precisar de uma liteira maior e mais alta. Em grandes PetShops você pode encontrar diversos tamanhos e modelos de liteira, que podem ser personalizadas com o bichinho desenhado e até portinhas pra entrar, mas certamente serão caras. Mas, vc não precisa comprar liteiras só em PetShops. Existem grandes caixas pra alimento em casas de produtos para cozinha, caixas organizadoras em grandes supermercados e umas grandes caixas pretas em lojas de material de construção.
Use sua criatividade e ganhe muito mais espaço pra a areia, ganhe mais tempo, mais praticidade e um ambiente muito mais limpo.

Furba toillete banheiro para gatos. Só serve pra alguns tipos de areia.
Banheiro biológico para gatos, higiênico e possui filtro de carvão ativado, que elimina o odor das fezes. Encontrada em PetShops


Caixa para massa 16 litros. Encontrada em casas de construção.


Caixa Frigorífico e Pescado 40 litros. Setor de alimentação.



Se o problema é que a areia gruda levemente nas patinhas dos gatos, recomenda-se um tapete felpudo (tipo passadeira) na saída da caixa pra agarrar a sujeirinha da areia que fica nas patinhas ajuda a concentrar a sujeira somente naquela região. Daí é só bater o tapetinho no tanque, passar aspirador, ou varrer, que tá tudo ali, concentrado.
Outra dica é ter, além da pazinha vazada tradicional, uma daquelas pazinhas comuns que vem com uma vassourinha junto. Em supermercado na área de limpeza elas são grandes e caras (a partir de R$5,00). Mas em lojas de 1,99 você pode achá-las menorezinhas e mais baratas. Estão aparecendo também em lojas de informática como utilitários pra limpar a mesa do PC e o teclado.


Grânulos grandes limpos ficam presos na pá junto aos torrões, gerando desperdício
É melhor isso do que grânulos sujos escaparem pelos buracos, não? Mas se vc já está certo sobre sua areia, já pensou em achar a pá ideal? Existem várias no mercado, e um delas pode ter o espaçamento ideal para o tamanho dos grânulos da sua areia.


Torrão formado pela urina se desmancha quando tento recolher com a pá.
Um pouco de farinha de mandioca no fundo da caixa ajuda a dar consistência ao torrão.
Você também pode limpar a caixa da seguinte forma: primeiro remova os cocozinhos. Tombe a caixa para um lado de forma que a areia vá para o canto e os torrões, que são mais pesados vão ficar ali no fundo da caixa. Com os torrões agora isolados vc não precisa usar uma pazinha vasada pra retirar. Pode usar uma pazinha normal mesmo daquelas sugeridas logo acima. A dica seguinte também pode ajudar.

Torrão fica grudado no fundo da caixa
Uma folha de jornal por baixo a areia pode ajudar. Quando vc for limpar a caixa, passe a areia para uma outra caixa com movimentos suaves (tombe a caixa toda de uma vez) e os torrões estarão lá na folha de jornal. Daí é só substituir a folha.

Viagens, Gata prenhe e filhotes que não alcançam a liteira

Existem tapetes higiênicos no mercado próprios pra esse tipo de situação.

Tapete Higiênico MAGIC Nikole - (60x90cm) - pacote com 7 unidades toppet R$ 12,71

Outros produtos interessantes.
Eu nunca usei e não sei dizer se realmente são bons, mas acho bom sabermos que eles existem.

.ECOPET Torrão - é uma mistura que vc põe nessas areias vagabundas que não fazem torrão

.Sanol Cat 500ml – a partir de R$ 5,00
O primeiro eliminador de odores especialmente desenvolvido para cheiro de urina e fezes de gatos. Não é pra deixar um aroma bom ou disfarçar, mas para tirar o aroma.

.Granulado Aromatizador - GRANPET - Belo & Nina – 500gramas (Lima Limão/Lavanda/Talco) - R$ 6,50

.Cocotrainer – R$ 16,00 - Habitua rapidamente seu cãozinho ou gatinho (filhotes), a defecar no lugar que você desejar.

Areias diagnósticas
Você coloca um pouco por cima da areia de costume e observa a alteração de cor formada pelos grãos da areia diagnóstico após o uso.
.Doutor granpet - areia diagnóstica - 500gramas - R$ 10,00
.SolvCat diagnóstica - Solvay

Informações e discussões diversas
Quanto mais grosso o material, irá aderir menos ao pêlo do animal. Entretanto, as areias mais finas são mais práticas na hora de passar a pá furadinha, qdo os grânulos limpos não ficam presos e assim não há desperdícios. Mas há entre estas algumas que produzem uma nuvem de poeira que pode ser inalada pelos gatos e mesmo por nós, podendo provocar alergias.
O formato também é importante. Alguns grânulos amorfos e duros podem causar pequenas lesões nas patinhas dos nossos bebês.
Existem areias que se dizem biodegradáveis, mas isso não significa que podem ser jogadas no vaso sanitário. Na dúvida, melhor perguntar para o fabricante.
Existem areias que se declaram ecológicas, mas nem sempre são naturais ou biodegradáveis. As vezes é só a embalagem.
Não é só porque alguém diz que uma coisa é natural que está provado que faz bem.
Não é só porque alguém diz que uma coisa é natural que está provado que faz mal.
Brancas, pretas, importadas ou perfumadas, as areias ainda serão o depósito de dejetos de seu animal. Não importa se ela tem bactericida, ou se vc coloca sal grosso ou se o pH é ácido: Se deixar de limpar correta e frequentemente e não trocar conforme recomendação, pode haver disseminação de bactérias e fungos.

44 comentários:

Vanessa Lampert disse...

Menina, quem és tu? AMEI o post, please, não delete nunca este blog, vou linká-lo ao meu e manter nos favoritos para consultar sempre que necessário. Eu tenho três gatos, um deles (o Gatão) joga areia para fora da caixa de uma forma bem surreal! Às vezes tem mais areia fora do que dentro da caixa, ele é bem obsessivo. E eu penei horrores com areias porcarias, até que me conformei (marroumeno, ou nao estaria aqui).

Tinha uma areia quando eu morava no Rio (infelizmente esqueci o nome, mas não é nenhuma dessas listadas) que era importada da argentina, foi a única areia branca que formava torrões bem duros que eu vi em toda a minha vida. Perfeita! Pena que nunca achei aqui em Porto Alegre. Tenho o nome anotado em algum lugar, vou procurar e depois te passo.

Depois dessa, a maravilhosa formadora de torrões que encontrei foi a Limpicat, da Guabi, mas o Gatão resolveu comer a areia, então tivemos de aposentá-la. A de sílica comprei uma vez, achei o cheiro nojento e o Tiggy (meu gato amarelo) achou que era brinquedo e também tentou comer!!! Como eu acho que essas comunzinhas de argila tipo Mitzi e Pipicat são todas iguais, compro qualquer uma. Mas no Nacional aqui em POA existe essa Katzen Klosett que parece ser bem vagabunda, mas na verdade é muito melhor do que a Pipicat. Pena que está quase sempre esgotada, o supermercado deveria fazer um estoque gigante dessa areia. Bem, você me deu boa idéia, vou adaptar uma caixa organizadora alta. Lembrei de uma colega de comunidade de orkut que fez uma abertura em uma dessas caixas bem altas, só o suficiente para o gato entrar. Quem sabe isso não funcione por aqui. O Gatão já entupiu o ralo da área de serviço jogando areia para fora da caixa! A área é minúscula, então quando acontece de ele jogar a areia no chão e vazar água da máquina de lavar roupa (ou transbordar por causa do ralo entupido, como aconteceu) vira uma meleca lamacenta. Bem, muito obrigada pelo post super informativo, vai ajudar muita gente, como me ajudou demais!

Beijos para você e para seus filhotes!

Vanessa Lampert disse...

Achei o nome da areia em um post de análise de areias higiênicas que fiz em uma comunidade que tenho no orkut, em 2006 (credo, faz tempo): Delicat. A única areia branca do mundo que faz torrãozinho de verdade, mas tem de esperar um tempinho para conseguir tirar o torrão. Tenho saudade da Delicat, pena que aqui ninguém nunca ouviu falar dela. Nem sei se ainda é comercializada, eu comprava em uma pet shop em copacabana.

As outras areias brancas TODAS merecem meu solene desprezo. Passei raiva, elas são grandalhonas, não absorvem direito, não fazem torrão, não "empanam" o cocô e ficam sujas de marrom e amarelo....urgh...eca!

Cristina disse...

Olá. Também amei esse post - mesmo que ele já seja 'velhinho'... Sempre usei areias importadas, porque todas as outras que testei achei horríveis e difíceis de limpar! Nos últimos 8 anos, pelo menos, tenho usado uma areia de grânulo fino importada dos EUA com exclusividade pela Cobasi, aqui de São Paulo, que vem em sacos de 18k, que me dura 2 meses, fazendo torrão bem firme e sem deixar cheiro nenhum - e o banheiro da Brinquita fica na cozinha! Ela também é do tipo 'espalhafatosa', pela primeira vez tive que comprar um banheiro fechado, com portinha, senão a areia voa pra tudo quanto é lado... Só que agora está em falta, e eu andei experimentando e detestando de monte!, até que usei essa de trigo, da Guabi. Gostei, é fácil de limpar, não tem cheiro... mas e a urina? Comecei até a achar que a Brinq não estava urinando mais... nunca vi torrão! Achei que absorvia direto - só tenho tirado as fezes, bem durinhas... isso há 12 dias, desde que comprei essa Limpcat. É isso mesmo? Alguém também reparou isso? A Brinquita parece estar muito bem, embora tenha estranhado a diferença...

Liz Elhaz Oliveira disse...

Eu experimentei a LimpCat e achei mto boa, formam uns torrões bem consistentes e tira o odor, na embalagem consta como biodegradável e pode jogar os torrões direto no vaso sanitário. Achei q durou mais doq umas de argila q experimentei antes e na hora de retirar os torrões o único cheiro q sobe é parecido com trigo! rs
Quero experimentar uma importada chamada Easy Clean que mta gente já me indicou e diz q além de excelente aderência dura mto mais que as outras, mas tah difícil achar um petshop que tenha e estou evitando compras em Pets online pq tive duas decepções a pouco tempo...
Post mto interessante, parabéns pelo Blog!

Camélia disse...

Só quero agradecer por todas as dicas. Aprendi muito e agora cuido melhor do meus gatos....
Obrigada mesmo.....


[b]

Fahya disse...

Oi!
Não entendo nada de gatos, nem gostava muito deles, sempre tive cachorro.
Acontece que dei uma gatinha para o meu namorado faz pouco mais de um ano. Mas agora ele foi chamado para um emprego que viajar muito e teve que deixá-la comigo.
Não entendo de areia sanitária para gatos e achava que era só tirar a sujeira e jogar no vaso sanitário, mas li na embalagem de uma areia que ele mandou junto que não deve jogá-la no vaso. A outra (que eu achei melhor) é a Sani Miaou, mas não diz nada sobre se posso ou não jogar no vaso. Eu realmente preciso de uma que possa jogar diretamente no vaso, alguém poderia me indicar uma? Ou sabe se essa Sani Miaou pode?
Obrigada!

Cristina Coelho disse...

Eu uso há mais de 10 anos a Easy Clean, da Pestel, de 18kg (custa pouco menos de R$ 50,00) mas dura bastante tempo. O rendimento é ótimo e muito fácil de limpar. Quase não deixa odor - os amigos que vêm em casa sempre dizem que a casa não tem cheiro de gato. É composta de bentonita - uma argila - e só a encontramos na Cobasi.
Um beijo e parabéns pelo blog.
Cristina Coelho

Fernanda disse...

Eu tenho, pasmem, 4 gatos abençoados num apertamento, mas eles são camaradas, Nina, Bruce Wayne, Joey Moustache e Claude Antoine, estou pensando em usar a tal areia de sílica, mas fiquei receosa com os problemas respiratórios e câncer. Costumo usar a Miss Cat, Pipicat Perfumada, esta última acho um pouco enjoativa.

Unknown disse...

amei esse post e as dicas....

Dody Hari disse...

Olha, já usei a Tiddy Cat e achei horrível porque faz uma melecada no fundo da bandeja sanitária! Agora o Kiko está usando a EasyClean Madeira (pacote de 1kg R$ 10,00) que tem um cheirinho super agradável e é bem absorvente, além de fazer "croquetinhos" do cocô dele (ficam parecendo empanados), o que facilita bastante a limpeza. O único problema é que o Sr. Kiko quando está com raiva joga esse pó de serragem para todos os lados! rsrsrs. Mas é só passar uma vassoura e pronto!

Anônimo disse...

ola me fale sobre a areia kedicat e onde posso comprar no brasil.Vi essa arei no USA.

Moooh disse...

Nossa, me ajudou muito, vou começar a juntar algumas dessas técnicas. Minha gata ainda é filhote e eu uso aqueles suportes de gaiola de hamster, aonde coloca a serragem, conforme ela for crescendo vou usar uma maior.
As técnicas que eu gostei e vou usar são essas: Forrar dentro da caixa de areia com jornal e misturar a areia natural(no meu caso é a Kets)com a farinha de mandioca. Vai me ajudar muito na hora de limpar a caixa. Ah, e também vou forrar em baixo da caixa de areia p/ não sujar o chão e p/ quando ela sair da caixa de areia não ficar pisoteando e sujando o chão.

Um bjão ;**

Unknown disse...

Parabéns por espaço útil que só conheci agora. Tenho duas gatinhas adotadas - a Nina, de dois anos e a Babi de 04 meses - Eu tb fico testando areias pois não gosto das muito grossas pq a Babi confunde com ração e come e as muito finas, o xixi se espalha quando a gente vai limpar. A última que usei foi a Belo&Nina - premium, boa, mas nem tanto. Então, coloquei esta no fundo da bacia e a Granu Cat Premium por cima, pq esta é muito cara e não dá pra ficar usando sempre. Estou em busca de novas sugestões e, se alguém puder me ajudar, agradeço. Abrçs a todos. Emilia

Fenix disse...

Eu uso areia comum, lavada e torrada, mas é areia comum (usada para parquinho em creches e escolinhas) porque é mais barata, já que tenho 8 gatos e 9 caixas sanitárias de 40l tipo essa verde que vc mostrou, mas de várias cores. hihihi
Eu troco as areias um dia sim e outro não. Descarto em sacos de lixo pretos de 100 litros bem grossos, mas não sei se está correto, coloco para a coleta normal.
Está correto? É proibido descartar a areia no lixeiro comum?

Isabel disse...

Sempre usei granulados a base de argila e a melhor que encontrei foi a Pipicat classic. É uma das mais baratas, os grãos não são nem muito pequenos e nem muito grandes e segura bem o cheiro. Não gosto de areias perfumadas porque agridem o olfato do animal, que é bem sensível.
Recentemente descobri uma caixa chamada Gatoalete que não necessita de areia. É como se fosse um pinico com uma peneira em cima. Estou adorando, pois é prática, higiênica e econômica, além de não ficar cheiro (coloco água no repositório e troco todo dia). É bom para quem tem poucos gatos em ambientes fechados (apartamento, por exemplo).
A única dificuldade é que meu gato já tem 10 anos e não usa se não tiver um pouquinho de areia na peneira, mas isso não chega a ser um problema. Por isso estou tentando a troca do granulado de argila pelo de madeira. Parece que está funcionando...
Abçs

Daniele disse...

Olá!! Em relação aos banheiros fechados com portinha... comprei uma e não sei como fazer pra minha gatinha usar.. e uma pergunta que pode ser idiota, mas o filtro de carvão vai embaixo da areia?? Desde já agradeço!! Adorei o post... mto informativo e com várias dicas óótimas!! Abç.

Iaia disse...

Me ajuuude please.

Minha gatinha persa tem 1 mês de vida e está em minha casa a 1 dia.
A antiga dona me disse que ela usa o jornal para fazer as necessidades, porém... eu quero habituá-la a usar a caixinha.

Comprei a caixinha com areia específica do tipo fina.
Forrei o chão com jornal, coloquei a caixinha e apresentei a caixinha pra ela.
Coloquei ela dentro, cavei a areia com a pata dela (vi ensinando em um site).

Ela fez xixi e coco no jornal, do ladinho da caixa rsrs.

Agora eu tirei um pedaço do jornal que tava sujo de xixi e coloquei dentro da caixa pra vê se ela entra pra fazer. (Fiz certo? Tô com medo de ela achar que tá sujo e ficar se prendendo ou fazer em outro local)

O que você acha?

Flavia disse...

adorei o post
bjs
flavia

Malu disse...

Iaia, você pode comprar um adestrador de cães e gatos, "Pode" "Não pode".
Quando adotei o meu "Kissusto", por ser já adulto, ele veio com o habito de fazer no chão, dei bronca, reclamei, até que indo em um mercado pet encontrei este produto e experimentei, foi muito bom, nunca mais ele fez fora da caixinha.

Anônimo disse...

Eu uso a casts best importada, carìssima mas nao da cheiro horrivel. 100% recomendo.

Gika disse...

Parabéns pelo Blog, adorei :)
Eu já usei muitas das comentadas e sugeridas rsrs algumas me decepcionei e outras não compensava pelo alto custo, até que conheci a Easy Clean (Pestell), sempre compro na Cobasi online pago R$ 54,00 de 18kg, mas rende muito, ela forma torrões, fácil de remover e não deixa odor... já faz mto tempo que uso e os amigos que recomendei tbém não se arrependeram, foi a melhor!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, o Nino tem sete meses. Usava a Pipicat, mas ultimamente estava ficando um cheiro muito forte. Hoje resolvi trocar a marca da areia, comprei a Limpcat. Ele ainda não quis usar. Acho q estranhou o cheiro... Tentei colocar em cima da Limpcat, um pouquinho da Pipicat pra ver se ele reconhece o cheiro. Alguém teve problemas com a troca da areia?

Tania disse...

Amei seu post foi de grande valia, porém ainda não consigo fazer minha gata de 3 meses fazer coco na caixa. Coloquei duas caixas em casa, nos locais onde evacua, mas ela faz do lado e nunca dentro. Já recolhi e joguei na areia colocando-a em seguida junto ela cavuca, enterra mas na próxima vez volta a fazer no chão. Preciso de ajuda alguém sugere algo? Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Gente! Essa dica de misturar a Farinha de mandioca é espetaculosamente fantásticaaaaa! Vcs não imaginam a maravilha. Experimentem pelo menos uma vez. a Dica é 2kg de Far de Mandioca para 4kg de Areia de gato (Qq uma, desde q seja mineral) e 1kg de sal como conservante. Tem gente q manda colocar Bicarbonato, mas eu não coloquei e ficou bom do mesmo jeito. Os gatos não estranharam, "apresentei" a novidade pras 3 daqui de casa e elas já sairam cavando furiosamente pra fazerem um belo xixi. Todas as 3.. KKKKK Coisa mais fofa! Aí esperei um pouquinho e fui comprovar se prestava. Resultado? - Um lindo torrão durinho, fácil de retirar e que não me dava mais nojo. Com o cocô foi melhor ainda. Sem cheiro, eu eu dando ânsia de vômito. Ahhh como forma um torrãozinho na mesma hora, os dejetos do animal não contamina o resto da "areia". Bjos e experimentem pelo menos uma vez.

Valéria disse...

Bom dia. Que bom que deu certo. Vou testar. As fezes podem ser jogadas no sanitário?

Juliana disse...

Atualmente estou usando uma EXCELENTE que recomendo a todos: a DALCLEAN ECO, da DalPet. Ela é 100% biodegradável, atóxica e pode ser descartada no vaso sanitário. O material dela são uns rolinhos de madeira que, quando em contato com a urina, se dissolvem e viram um pó. Ela rende bastante (tenho um gato filhotinho, dura cerca de 25 dias/um mês). O melhor é que não faz sujeira e elimina completamente o odor de urina, de verdade. Vale a pena!

Abraços a tod@s... :)

Unknown disse...

Boa tarde
Estou usando a Katzen que é mineral sedimentar, diferente das de argila que experimentei (e odiei, pois todos viraram um barro e a pipicat, apesar de formar torrões mais firmes deixa um cheiro forte, em menos três dias tive que trocar toda a areia). A Katzen é cinza, parece um carvão. O cheiro some assim que o gato faz as necessidades dele. Não forma um torrão muito firme, mas é fácil de separar pois a parte com urina fica mais escura. Mas o melhor é o cheiro, não fica no ar, é como se o gato não tivesse usado a areia.

Maria José disse...

Olá!
Li aqui sobre a Gatoalet e aduiri uma. Tenho 3 gatos e deu muito certo. Já há tempos procurava por algo assim e aqui encontrei a dica. A economia é enorme e a higiene excelente. Muito obrigada!

Anônimo disse...

Sempre usei cristais de sílica e o único problema é que os maiores não absorvem a urina ..ficando o fundo da caixa nojento. Então descobri o pó higienico easy pet & house. Eu coloco no fundo da caixa e misturo um pouco aos micro cristais de sílica. Tenho 2 gatos adultos e faz uma semana que só removo as fezes. Nada de cheiro ou meleca. Esse pó é feito de pinus com fragrância natural...comprei o de camomila. Custa 20,00 o pacote de 1kg. Mas dura muito. Vou usar com a limpicat pra ver o que acontece.

Unknown disse...

Pessoal! Se alguém aqui usa a Gatoalet (Vi a Maria José que postou no dia 21/07/2015), por favor me dê dicas. Comprei uma e minhas 2 gatinhas (1 bebê) estão me deixando louca. E eu a elas. Não sei como fazer. Elas até acostumaram a fazer no vaso, desde que eu coloque a caixinha menor dentro do vaso, com areia (uso a Pipicat). SE eu tiro a caixinha elas não aceitam. Não sei mais o que fazer. Moro em apartamento, minha lavanderia é minúscula, não posso colocar 2 caixinhas de areia lá. E a menorzinha é dominante, não deixa a adulta chegar perto. Comclusão: nenhuma das 2 aprendeu e eu já estava achando que fui enganada por esse Gatoalet. Podem me dar dicas? Alguém teve trabalho? Como conseguiu resolver?

Giovanna disse...

Estou usando o granulado de trigo da marca ARO - MAKRO, é mais barato que a Limp Cat - cerca de R$ 16,00 3 kg - mas nem sempre tem. Segura bem o cheiro e forma torrões.
Além disso pode ser descartada no vaso sanitário, pois é biodegradável.
O problema é que nem sempre encontro.
Já tentei usar a de madeira e meu gato tentou comer.
Alguém conhece outra marca?

Unknown disse...

Oie parabens pelo post!O meu problema é a caixa mesmo kkkk e tambem minha cadela que vai comer o coco da gata :/ tenho que dar um jeito nisso.
Eu uso a ProGato, como uso a pouco tempo ainda estou avaliando. Mas ela cumpre o que promete, ela e de origem sedimentar vulcanica ela absorve muito bem, nao deixa cheiro nenhum, nao faz muita sujeira (na verdade so faz pq eu tenho um problema, a minha gata ela cava a areia muito agressivamente e joga muitos flocos p fora da caixa). Em relacao a cocô tem essa questao dos flocos limpos grudarem ne. Mas estou gostando muito eu paguei R$15,00 no pct de 3kg. E a areia vai mudando de cor que mostra quando voce deve trocar e voce so tira os que nao estao mais brancos e da p utilizar como adubo.

Catiane disse...

Parabéns pelo post!

Eu vinha tendo problemas com o odor da urina no apartamento, até que conheci a areia Pipicat Premium, que seria perfeita se não fosse o alto custo. Ela forma torrões firmes, não levanta poeira e tem umas bolinhas azuis que deixam um cheiro agradável, principalmente quando a areia está nova. Mas, aqui na tijuca/Rio de Janeiro, ela está sendo vendida a R$ 55,00 a caixa com 5Kg, o que, pra mim, fica um pouco salgado, já que às vezes minha gatinha usa mais de uma caixa por mês.

A caixa, eu uso a Furba, que é alta e tem uma borda larga. Mesmo assim ainda cai um pouquinho de areia fora, mas eu junto com a vassoura e reaproveito.

Agora, depois de ler os comentários daqui do blog, fiquei interessada em testar a Easy Clean. Vou testar com o jornal no fundo. Depois volto para contar minha experiência.

Obrigada a todos.

Anônimo disse...

Amei o post! Pena só ter encontrado agora! Tenho duvida: pra eliminar o cheirinho, talco e bicarbonato de sódio, mas posso usar a farinha de mandioca junto?! Obrigada pelas informações!

Valéria disse...

Esta Aro VC compra no Supermercados Makro? Eu uso a LimpCat mas está cara.

Valéria disse...

Eu uso meio kilo de farinha de mandioca grossa com um pacote de LimpCat. O descarte é no vaso sanitário. Ainda não fiz experiência com o bicarbonato.

Unknown disse...

Alguém já usou o Gatoalete - Banheiro para gatos? Eles se adaptam com facilidade? Funciona? Grata!

Jôse Erodes disse...

Troquei a areia dos meus gatos por granulado de madeira, Like Cat. Comprei na Pets com Carinho pela internet e há duas semanas estou adorando o produto.
Tenho esquilos-da-Mongólia também e estou satisfeita com a absorção e a durabilidade.
O melhor é que quando fica úmida ela esfarela, facilitando para peneirar e jogando fora o que já foi usada.

Unknown disse...

Aqui em Brasília, está vendendo muito a areia KAT BOM, feita a partir de cereais. Se o(a) gato(a) engolir não fará mal algum. Estamos usando em casa. Junta o xixi perfeitamente, vira um biscoito de xixi parecido com um cookie, sério. E serve para cobrir o cocozinho também. Show de bola. Pesquisem na Web: Kat Bom. É fabricada na cidade satélite de Brasília chamada "Sobradinho". Espero ter ajudado.

Giorgiana disse...

Oi.estava usando granulado de madeira e achei ótimo porque pode descartado no sanitário, ja o gato não gostou muito porque não enterrava direito então tinha que retirar rapidamente. Agora comprei um granulAdo a base de cereais e pra ele não comer, coloquei um pouco de talco pra bebê que tinha aqui em casa.

Ailton disse...

Outra dica que eu dou é, deixar sempre a quantidade de areia alta, pois só assim dá tempo da urina penetrar e não chegar ao fundo da bacia

Ailton disse...

Ou seja, se for jogar um pacote de 4 quilos, procure uma bacia maior e jogue 2 pacotes de uma vez, 8 quilos vão embora rapidinho, ao menos para mim, que tenho 4 gatos.

Unknown disse...

Toda dica é bem vinda, pois ninguém merece uma caixa de areia fedorenta... eca